Mulheres do
mar
A menina,
filha da terra, na beira do mar
Sorri com as
mãos em prece, olhos a brilhar
O vento soprou
favorável
Dia do
encontro inexorável
Deusas
ancestrais
Ondas
radicais.
Rainhas do mar
Dia de surfar.
A menina vai
ligeira
Lembra
Janaína, Iemanjá,
Deusa mais que
brasileira
Mãe de orixá.
A menina
ressurge da espuma marinha
Tal qual
Afrodite, deusa antiga,
Dos
marinheiros, a razão da cantiga.
Muito mais do
que uma garotinha.
Doma as ondas
a hábil surfista
A prancha, sua
cauda de sereia;
O mar é o
palco da artista
Que revive
deusas d’além da areia.
Sereias, Iara,
Afrodite, Iemanjá,
A menina é
todas em uma só inspiração.
Espelha-se
nelas, coragem é o que há
Na mente, no
corpo e no coração.
Mulheres dos
mares, mulheres dos oceanos
Deusas,
lendas, vivas em histórias,
Inspiram
meninas, inspiram vitórias:
Rainhas dos
sentimentos humanos.
ABORDAGEM
DO TEXTO MULHERES DO MAR
1
Atividades de motivação
-
Exibição
do vídeo de surf do bicampeão mundial Gabriel Medina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z8W--3P7Ho8
- Observação de uma prancha de surf: quais
são as partes, para que servem. (Por exemplo, pode ser consultado, para tanto,
o site Alone surf, disponível em: https://alonesurf.com.br/tudo-sobre-prancha-surf/).
2
Pré-leitura/ ativação dos conhecimentos prévios
- Vocês sabem quem é Gabriel Medina?
- Vocês sabem quem é a atual campeã
brasileira de surf?
- Vocês conhecem algum surfista ou
alguma surfista?
- Já foram à praia? Já tomaram banho de mar?
Gostariam de ir (de novo)? Por quê?
- Do que pode tratar um poema cujo
título é Mulheres do mar? Quais são
as atividades que poderiam fazer lá?
3
Atividades de leitura-descoberta
a)
Sobre a primeira estrofe:
-
Por
que a menina está sorrindo na beira do mar? O que ela poderia estar pensando?
- Por que a menina está com as mãos em
prece?
- A que encontro o poema se refere?
- Qual é a relação entre “vento
favorável” e o encontro da menina?
- Veja o seguinte significado de
“inexorável”:
Fonte: Dicionário On-Line
Levando em conta esse significado, por
que o encontro da menina seria “inexorável”?
- Quem seriam as “Rainhas do mar” das
quais o poema fala?
b)
Sobre a segunda estrofe:
-
A
quem a menina é comparada? Por quê?
- Quem se chama “Janaína”?
- Quem é mãe de Orixá?
- A que religião o texto faz referência?
c)
Sobre a terceira estrofe:
- Reorganize os versos a fim de que a
rima fique emparelhada e mais clara.
- De qual deusa da mitologia
greco-latina o poema fala?
- Pesquise:
·
O que essa deusa tem a ver com a espuma
do mar?
·
Quem são os marinheiros que cantavam
para essa deusa?
d)
Sobre a quarta estrofe:
-
A
quem a menina é comparada? Por quê?
- Qual é a outra comparação contida na
quarta estrofe?
e)
Afinal, quais seriam as “mulheres do mar” das quais fala o poema?
f) Por que essas mulheres seriam
inspiração para a menina?
g) O poema fala em “mulheres do mar,
mulheres do oceano”. Pesquise: qual é a diferença entre “mar” e “oceano”?
h) Faça uma tabela: o que cada uma
dessas “deusas” inspiraria para a menina?
i) Tendo em vista essas inspirações,
como você imagina a menina?
j) No último verso do poema, lemos:
“Rainhas dos sentimentos humanos”. Quais sentimentos as histórias dessas
personagens mítico-religiosas poderiam despertar nas pessoas?
4
Atividade de pós-leitura
a)
Pesquise sobre as “mulheres” mencionadas
no texto: Iemanjá, Iara, Sereia, Afrodite e anote:
|
Origem
|
Outros nomes
|
O que representa
|
Iemanjá
|
|
|
|
Iara
|
|
|
|
Sereia
|
|
|
|
Afrodite
|
|
|
|
b)
Pesquise sobre os surfistas e as
surfistas do Brasil: quem são os atuais campeões e as atuais campeãs. Verifique
também se há o mesmo destaque para o surf feminino e para o surf masculino na
mídia. Reflita sobre isso.
c)
O poema fala que as “mulheres do mar” são
“rainhas dos sentimentos humanos”. O mar, porém, nos desperta vários
sentimentos.
Imagine-se,
agora, à beira do mar, na praia, em um dia de céu azul e de temperatura
agradável.
Descreva
seus pensamentos e seus sentimentos.
d)
Se você estivesse à beira do mar, qual
seria a sua vontade inexorável? Escreva sobre isso.
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