A menina com o brilho do céu na menina dos olhos
Tece com números e palavras novos dias.
O menino com a luz da lua cheia no sorriso dos lábios e das
bochechas
Constrói com pipetas, lunetas, caretas novos amanhãs.
Dias novinhos em folha:
Página a página,
Ombro a ombro,
Passo a passo,
Mão a mão.
Meninas, meninos
Silêncios, risadas, concentração.
Dúvidas, curiosidades, hipóteses:
Problemas têm solução
Na mente e no coração.
Nas linhas dos textos,
Nos sinais da natureza,
Nas pistas do laboratório,
Crianças, moças, moços
Trilham a aventura
Das descobertas, da construção
De dias ensolarados
De dias iluminados
De amanhãs melhorados
De futuros partilhados
Pela luz da ciência
Pelo lume da consciência.
ABORDAGEM DO POEMA À LUZ
DA CIÊNCIA
1
Atividade de motivação
1.1 Desenho
espontâneo a partir da audição de uma música
·
Ouvir com os alunos a canção de
Gonzaguinha intitulada De volta ao
começo, cuja letra é a seguinte:
E
o menino com o brilho do sol
Na
menina dos olhos
Sorri
e estende a mão
Entregando
o seu coração
E
eu entrego o meu coração
E
eu entro na roda
E
canto as antigas cantigas
De
amigo irmão
As
canções de amanhecer
Lumiar
e escuridão
E
é como se eu despertasse de um sonho
Que
não me deixou viver
E
a vida explodisse em meu peito
Com
as cores que eu não sonhei
E
é como se eu descobrisse que a força
Esteve
o tempo todo em mim
E
é como se então de repente eu chegasse
Ao
fundo do fim
De
volta ao começo
Ao
fundo do fim
De
volta ao começo
·
Enquanto toca a música, os alunos vão
desenhando/rabiscando livremente, de acordo com as emoções e ideias que a
música lhes sugerir.
·
Em seguida, a professora mostra a letra
da música, faz leitura conjunta com os alunos e conduz uma conversação:
- Qual parte da
música seus desenhos mais retratam?
-
Sobre quais assuntos a música fala?
-
Você conhece cantigas de roda? Quais? Por que a música fala nisso?
-
Como seria um menino “com o brilho do sol na menina dos olhos”?
-
O que faz seus olhos brilharem?
-
E na escola, algo faz seus olhos brilharem? Por quê?
-
Estudar que tipos de assuntos poderiam fazer seus olhos brilharem?
-
No futuro, o que você acha que fará seus olhos brilharem?
2
Pré-leitura
·
A professora pergunta:
-
Seus olhos já brilharam devido a algo que foi inventado pelo ser humano? O quê?
Por quê?
-
Como acha que alguém faz para inventar uma inovação na ciência e na tecnologia?
-
Será que os olhos dos cientistas também brilham? Por quê? Quando?
·
A partir do diálogo com os alunos, a
professora anuncia que lerão um poema que começa semelhante à música que
escutaram e que fala da vontade de pessoas descobrirem coisas novas, que
ajudarão a humanidade.
3 Leitura-descoberta
a)
Como seriam o menino e a menina
descritos no poema? Por que eles têm brilho no olhar e no sorriso?
b)
Desenhe os rostos do menino e da menina
de acordo com o que você imagina a partir da leitura do poema. Apresente seus
desenhos e explique como eles se relacionam com o poema.
c)
O que seria, de modo concreto, tecer com
palavras e números novos amanhãs? Ou seja: a qual atividade o poema está se
referindo?
d)
Como é o amanhã que você está tecendo
para si mesmo(a) a partir do modo como se relaciona com as palavras e com os
números?
e)
Como seria o amanhã que o menino está
construindo? De modo concreto, o que ele faz?
f)
Você acha que está agindo mais como a
menina ou como o menino do texto? Por quê?
g)
O poema diz que a menina e o menino
constroem “dias novinhos em folha”. Como se faz isso?
h)
Como você imagina que seja construir
“dias novinhos em folha”:
-
passo a passo?
-
ombro a ombro?
-
página a página?
i)
Para o poema, quais seriam os “materiais” necessários para a construção de
novos dias? O que o conhecimento e a ciência têm a ver com isso?
j)
Por que, segundo o poema, para resolver problemas usamos a mente e o coração?
k)
Segundo o poema, o que seria necessário para construirmos um amanhã melhor?
l)
E você, o que acha que precisamos para construir um amanhã melhor?
m)
Compare o poema e a música, usando, para isso, o seguinte quadro:
Poema
X Música
Pontos
em comum
|
Pontos
divergentes
|
4 Pós-leitura
·
Pesquise sobre uma invenção que tornou o
futuro da humanidade melhor: quem inventou, quando inventou, por que inventou,
como essa invenção nos ajuda nos dias de hoje.
·
Pense em algo que gostaria de inventar
para ajudar a humanidade. Desenhe essa invenção, dê um nome para ela e descreva
o passo a passo de como utilizá-la.
·
Faça uma lista de ações necessárias para
um amanhã melhor. Depois, enumere quem ou o que pode auxiliar a conseguir
executá-las com o seguinte código (que é apenas um exemplo):
CI
– para Ciências;
FI
– para Filosofia;
PSI
– para Psicologia;
CO
– para Conhecimentos;
AM
– para Amor;
ET
– para Ética;
JUS
– para Justiça.
Ou crie seu próprio código!
Em
seguida, observe: quais siglas foram as mais citadas? Em alguns casos, foi
possível colocar só uma sigla, por quê?
Desse
modo: o que você, como estudante, pode começar a fazer agora por um amanhã
melhor?
·
A partir do poema, da música e das
reflexões, crie um poema que fale como meninos e meninas, auxiliado pelas
ciências exatas e humanas, podem contribuir para a construção de um amanhã
melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário