segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Domingueira III

Este é para quem lembra da letra do jingle antigo do Fantástico.

O fantástico domingo de Ana


O jingle do Fantástico não provocou em Ana o costumeiro frio na barriga. Foi pior. Uma tontura, uns engulhos... mal conseguiu chegar ao vaso. A tremedeira depois do vômito não a deixou levantar. O frio do piso a incomodava – não mais do que a situação vexatória. Vergonha própria. Tamanha mulher com medo de segunda-feira. Domingo, para ela, era a antevéspera do inferno. Depois que o inferno vinha, os diabos nem eram tão grandes e vermelhos assim. Mas e se nem sempre fosse assim? A dúvida tornava, a cada domingo, os capetas em gigantes mais colossais.

Cambaleando, zonza, a mãe a consolava:

- Pelo menos botou pra fora. Não passa mal amanhã.

Quando ela passava pela sala, a irmã mais nova, deitada no colo do noivo, retruca:

- Sorte tua: foi-se a macarronada. Se não, amanhã, terias que malhar... E isso tu não fazes, né, maninha?

Os risinhos maldosos da irmã e do futuro cunhado deram-lhe vontade de voltar ao banheiro... Não venceu. Vomitou novamente - nos pés do cunhado. A irmã se enfureceu:

- Sua gorda porca! Só porque tu não arranjas ninguém não precisa espantar meu noivo. – O rosto da irmã estava verde de raiva. – Ô, mãe, olha a Ana aqui, que nojo.

Enquanto a confusão instaurava-se na sala, o pai a puxou ao quarto. Trouxe-lhe chá e remédio. Cobriu-a com um edredom, como fazia na infância. Ela se sentiu aliviada. O pai fez menção de ligar a tevê, mas ela fez que não...

- Era só para relaxar, Ana, ver uma bobagem no Fantástico antes de dormir...

O estômago retorceu-se novamente. O remédio contra náusea já começava a fazer efeito: um soninho... Sobressaltou-se: e se o chefe não tivesse recebido o relatório? E se tivesse selecionado o endereço de e-mail errado? E se o relatório estivesse todo errado? E se os cálculos estivessem errado? Se tivesse feito um terrível erro de concordância? O jingle pedia: “Olhe bem, preste atenção”. Não, ela nunca olhava bem. Não o suficiente. Era imensa, inadequada, exagerada no que não precisa. Nunca sabia o que era essencial ou acessório. Nenhum acessório lhe caía bem. Nada servia. Viu uma vendedora da loja, que consultara o estoque para ver se havia algo que servisse. “Nada na mão, nesta também” – continuava o jingle. Lembrou do médico charlatão que prometera o emagrecimento rápido. “Nós temos mágicas para fazer”. Só o que diminuiu foi sua conta bancária. “Milhares de sonhos só para sonhar”. O cunhado asqueroso que lhe apresentou um primo encalhado e psicopata, “Miragens que não se pode contar”. E aquele colega novo que entrou no escritório? Tão lindo, simpático, sensível. Até conversou com ela como se ela fosse gente. “Numa fração de um segundo qualquer emoção agita o mundo.” Mas saiu com a colega loira de farmácia. A loirosa sabia que ela gostou dele. Nem remorso sentiu. E ainda espalhou. “Riso, criado por quem é mestre”. Vão casar, os dois. O que ele vê nela, aquela burra? “Sexo, sem ele o mundo não cresce”. Mas eles, os colegas, ainda pagariam caro pelas brincadeiras sem graça. “Guerra, pra matar e morrer / Amor, que ensina a viver”. Qual nada. O tempo se encarregaria de levar tudo, “Foguete no espaço / Rumo ao infinito / Provando que tudo / Não passa de um mito”. Mágoas e rancores vão para o espaço. O efeito do Plasil “É fantástico”.

Ela só queria ser feliz. Provar que conseguiria conquistar alguém. Com 35 anos, “da idade da pedra” à beira de ser titia, qualquer alguém, “Ao homem de plástico”. Nada como ser sincera consigo mesma: “é o show da vida”. “É fantástico”.



2 comentários:

  1. Ficou divertidissimo!
    que jogo legal...

    Parabéns como sempre!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Não só lembro do jingle como lembro da Heloísa Millet dançando (agora te peguei!)Muito bem sacadas as "intervenções" da letra da música no texto. Adorei,Luh.

    ResponderExcluir