terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bate-papo com alunos das escolas municipais na Feira do Livro de Campo Bom - 20/10/11

Na quinta-feira passada, tive a felicidade, o privilégio e a honra de conversar com uma gurizada pra lá de inteligente, perspicaz e criativa: turmas de alunos de terceiro, quarto e quinto anos de algumas escolas do município de Campo Bom - minha terrinha.
Pode comprovar, em experiência bem concreta, o quanto o leitor é co-autor de uma obra. Cada detalhe que eles perceberam, cada leitura inusitada, cada pergunta interessante - haja fôlego pra responder. Cheguei a uma conclusão: o autor não sabe nada do livro que escreveu. Quem sabe é Sua Majestade, o leitor!
Essas perguntas todas, para mim, soaram como carinho: o leitor que quer saber, mas no fundo ele já tem a resposta - e muito melhor do que a do autor. Melhor porque é sua. É fruto de sua criação. E fim de papo.
As profes e os seus alunos fizeram um belíssimo trabalho. Parabéns! Além disso, o comportamento foi nota mil!
Emocionei-me em ver representada a minha antiga escola, a EMEF Santos Dumont, onde fui alfabetizada e, coincidentemente (?), comecei a minha vida de professora. E, para acompanhar os alunos, estavam a Profe Simone, (minha colega dos tempos de infância, para quem eu passei a faixa de "Mais bela..." bem, deixa pra lá...) e a Profe Carmen, que é aluna do curso de Letras da Faccat...
Também encontrei minhas colegas do curso de Magistério (e lá se vão 23 anos só de sala de aula!): Viviane Gertz, Carla, Tânia... Estamos quase de "bodas de prata" com a profissão! E a Profe Márcia, minha ex-colega no Santos..
Também gostei de ver a curiosidade nos olhinhos dos alunos da EMEF Marquês do Herval, ao saber que a "escritora" aqui mora na rua da escola deles... :)
Muito obrigada a todos pelo carinho, pela leitura atenta... por tudo!

Amei o desenho que a aluna Naiara Foleto, da EM 25 de julho, fez! Olha ele aí embaixo:








Olha a Naiara aí!



Os alunos da EMEF Santos Dumont, com as Profes Carmen e Simone




Nenhum comentário:

Postar um comentário